24 PÁGINAS DE HISTÓRIAS EN QUADRINHOS EM 23 HORAS !

As 23 horas de Histórias em Quadrinhos é uma maratona de desenhos onde cada um deve criar uma história em quadrinhos de 24 páginas sobre um tema designado e durante 23 horas corridas no decorrer de um fim de semana.
Todo ano, centenas de autores profissionais ou amadores do mundo inteiro tentam esse desafio no dia do início do horário de verão, o único dia que tenha somente 23 horas.

QUEM PODE PARTICIPAR ?

As 23HBD estão abertas a qualquer público. Pode ser menor ou maior de idade, profissional ou amador, estudante ou desempregado, menina ou menino ou os dois !
Basta inscrever-se no site e estar disponível no sábado 25 e domingo 26 de março das 13:00hrs às 13:00hrs.

COMO PARTICIPAR ?

A melhor maneira de participar é encontrar um lugar para se agrupar com outros participantes perto de você (ou longe se gosta de viajar)
Mas se não encontrar, seu ateliê, escritório, quarto ou qualquer outro lugar onde poderá se conectar ao site serão suficientes uma vez que se inscrever individualmente.
Ou pode organizar um grupo você mesmo.

COMO ORGANIZAR UM GRUPO ?

Se tiver espaço na sua residência, ou conhece um lugar que possa receber várias pessoas durante as 23 horas seguidas, seria uma pena perder a oportunidade de se agrupar !
Você pode notificar a organização que se encarregará de comunicar os demais participantes, ou pode publicar um anúncio na http://www.facebook.com/23heuresdelaBD (página Facebook das 23HBD).

Mesmo quando em grupo, pode trabalhar sozinho. Mas podem também confeccionar uma história de várias pessoas, uma colaboração roteirista e desenhista por exemplo, ou até desenhista e colorista.
E se tiver uma webcam, não hesite em conectá-la para que os leitores te estimulem ou tenham pena de você ao ver sua cara de cansaço e seus olhos fundos.

O DESAFIO « CLÁSSICO » :

Crie uma história em quadrinhos original de 24 páginas (1 capa + 23 páginas) durante 23 horas seguidas : cenário, ilustrações, rotulações, cores (se tiver coragem) ...
Todos os tipos de trabalho são aceitados : desenho preto e branco, colorido, colagem, montagens fotográficas ou tampões talhados em batata. O importante é de se divertir e viver plenamente essas 23 horas !
Para ter certeza de que aproveitará ao máximo de seu tempo, planeje bem este longo dia preparando o terreno : abasteça o material, bebidas, comidas, musicas e tudo que poder precisar.
Antecipe também se necessário uns momentos de descanso organizando seu tempo de trabalho : não é uma competição de velocidade e sim uma maratona !

No sábado às 13:00hrs o tema é revelado no site assim como uma restrição, e a contagem regressiva começa !
Você tem até o dia seguinte às 13:00hrs para tentar o desafio, publicar sua história no site e obter o Coelho de Ouro.
Os mais temerários que ousarão dobrar o desafio e criarem uma história de 48 páginas serão recompensados com um Coelho Rosa, recompensa exclusive para os mais audaciosos.
Atenção, qualquer correção de suas páginas após o fim da contagem regressiva acarretará a perca do Coelho de Ouro.

Se não terminar sua história no tempo estipulado, não se preocupe : o contador é zerado mas você tem a possibilidade de terminar sua história e arrecadar o Coelho de Prata, o mais interessante é criar a HQ até o fim. E um Coelho de Prata, já é muito !

Para serem publicadas no site, suas páginas deverão estar em formato paisagem para serem lidas em todas as telas.
O formato é imposto como segue :
-Arquivo Jpg ou Png
-800 x 600 px no sentido horizontal
-Cores RVB (8 bits por padrão)
Não hesite em fazer alguns testes para ter certeza de que dominará o formato no dia D.

Nunca esqueça que o desafio « Clássico » é uma maratona de painéis de história em quadrinhos, não de vinhetas : cada página deve ter pelo menos 2 quadros !
Uma tolerância de 3 páginas plenas (além da capa) será aceita para as histórias de 24 páginas.
Você então deve criar um livrinho de 24 páginas (1 capa + 23 páginas de HQ) das quais 3 podem ser plenas (ou o dobro para os loucos que querem desenhar 48).

A VARIAÇÃO « TURBOMEDIA »

Existe um novo formato de história em quadrinhos criado especificamente para ser lido numa tela : o Turbomédia.
Se não conhecer, não deixe de acessar essa página : http://balak01.deviantart.com/art/about-DIGITAL-COMICS-111966969

O desafio é o mesmo, com alguns detalhes adicionais ...
Como as maneiras de contar são diferentes, não se conta por « páginas » e sim por « telas ».
Você deverá então criar em 23 horas uma história em quadrinhos original de 80 telas (1 capa + 79 telas) para obter o Coelho de Ouro, ou 160 telas para arrecadar o Coelho Rosa.
O Coelho de Prata será ainda distribuído a todos que publicarem um obra completa após o fim da contagem regressiva.

Nessa modalidade, cada tela pode ser um único desenho, clássico ou animado, equivalente à um quadro clássico de HQ.

A especificidade da leitora integrada a nosso site, o LemonSlide, é que mantém o formato HTML (não há necessidade de dominar um programa como Flash, por exemplo) e permite você trabalhar como de costume não importa seu equipamento ou programas.
O formato continua imposto :
-Arquivo Jpg, Gif (animado ou não) ou Png
-700 x 525 px, no sentido horizontal
-Cores RVB (8 bits por padrão)
Não hesite em realizar alguns testes para se assegurar de que domina o formato no dia D.

Agora, vista sua roupa de coelho ...
Pronto, você está pronto(a) para passar excelentes 23HBD !